Tecnologia brasileira que revolucionou
o mercado de blindagem automotiva

O composto balístico UDura foi desenvolvido e patenteado com base na tecnologia de fabricação dos materiais compósitos de fibra de carbono, trazendo ao mercado um produto com alta performance balística e leveza incomparável. Sua fabricação inovadora, sendo “não-tecido”, garante uma performance até nove vezes (propriedade mecânica) mais resistente que os outros materiais, com a diferença de

peso de 20% comparado ao tecido trançado de Aramida* e até 80% comparado ao aço inoxidável. Melhora a performance do veículo, reduzindo até 50kg* na blindagem, desacelerando assim o desgaste dos itens de segurança do veículo, como freios, suspensão, entre outros. Possui proteção mais eficiente contra a degradação da fibra balística, possibilitando a extensão do prazo de validade para 10 anos.

Tecnologia

Menor tempo no processo de blindagem

Um dos diferenciais do UDura na hora de preparo para a blindagem é o Escaneamento 3D, realizado em todas as peças onde será aplicado. Esse escaneamento agiliza o processo de blindagem, além de trazer outros benefícios para a performance do seu carro.

UDura

Mercado atual

Tecido entrelaçado de Aramida

As blindagens existentes atualmente no mercado são montadas utilizando camadas de tecido de estrutura entrelaçada (figura abaixo). A fibra presente nestas blindagens (Aramida, Kevlar, Twaron) possui elevada resistência mecânica, porém, devido ao entrelaçamento e ao processo de tecelagem (construção do tecido), o resultado balístico final é bastante inferior ao potencial da fibra, acarretando em blindagens comparativamente mais pesadas.
A estrutura entrelaçada e o processo de construção do tecido (tecelagem), além de diminuírem o desempenho balístico da blindagem, prejudicam a integridade da camada de proteção da fibra contra degradação, provocando

perda prematura do desempenho mecânico e, consequentemente, período de garantia comparativamente menor.
O terceiro fator característico das blindagens de tecidos entrelaçados fabricadas no mercado atualmente é a alta sensibilidade ao “efeito de borda”, ou seja, nos impactos próximos a borda da blindagem (4 cm) existe uma grande piora no desempenho balístico, inviabilizando o uso deste tipo de tecido em blindagens estreitas, como por exemplo colunas, travessas de teto entre outras peças menores do interior dos veículos.

Tecido de Aramida

Mercado atual

Aço Inox 2,5 mm ou 3 mm

As chapas de aço inox 304 ou 304L implementadas nas área de coluna, maçanetas e contornos da lataria interna dos veículos possuem características mecânicas para a absorção dos impactos balísticos por deformação e complementam a aramida em áreas que esta não pode ser utilizada.
O produto apresenta alguns problemas pós blindagem, como ruído e rangido interno excessivo, degradação acelerada dos componentes de suspensão e sistemas de segurança (freios), aumento de gravidade do veículo devido ao peso, comprometendo a dirigibilidade em alta velocidade

e curvas sinuosas, além de impedir e travar a movimentação da carroceria projetada para absorver impactos e colisões, transferindo a onda de choque diretamente ao passageiro.
A estrutura entrelaçada e o processo de construção do tecido (tecelagem), além de diminuírem o desempenho balístico da blindagem, prejudicam a integridade da camada de proteção da fibra contra degradação, provocando perda prematura do desempenho mecânico e, consequentemente, período de garantia comparativamente menor.

Aço Inox

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